OLIVAR LIMA, PREFEITO INTERINO DE MOSSORÓ, POR UM DIA, PASSOU O CARGO PARA DIX-SEPT ROSADO

PRINCIPAIS FATOS POLICIAIS

segunda-feira, 19 de setembro de 2022

FRANCISCO OLIVAR DO MONTE LIMA

 

ERA SECRETÁRIO DO PREFEITO GERSON DUMARESQ E FOI PREFEITO POR UM DIA, FOI ELE QUE PASSOU O CARGO DE PREFEITO A JERÔNIMO DIX-SEPT ROSADO MAIA, NO DIA 31 DE MARÇO DE 1948

Francisco Olivar do Monte Lima, , nasceu na cidade de Santa Cruz, localidade denominada Reriutaba-CE, no dia 24 de dezembro de 1918, completando, portanto, na data de lançamento desta edição, o seu primeiro centenário de nascimento, que ainda hoje nos transporta a inesquecíveis recordações e saudades oriundas daqueles que tiveram a primazia de conviver ao seu lado e ainda almejam homenagear a sua presença entre nós. Oriundo de uma família composta de sete irmãos, tendo por progenitores o Sr. Raimundo Nelson de Lima e dona Maria José do Monte Lima, teve a residência transferida para Mossoró-RN na fase inicial da infância, atendendo ao convite efetuado por um familiar de influência na cidade, empresário Miguel Faustino do Monte, este oriundo da cidade de Sobral-CE, que optou por conceder oportunidade profissional aos descendentes de primeiro grau.

Após um curto período na terra que tem como excelsa padroeira a Virgem Mártir de Siracusa - Santa Luzia, a prole foi tomada de imensa tristeza com o prematuro falecimento da filha primogênita Raimunda, acometida de grave enfermidade, ocasionando o surgimento de uma lacuna imensurável no seio familiar, entretanto a comprovada religiosidade de todos proporcionou condições para encarar a realidade da vida na busca por novos e alvissareiros dias, mais amenos

Estabelecendo-se com o comércio de secos e molhados, instalado na Rua Coronel Gurgel, centro comercial, o Sr. Raimundo Nelson conseguiu proporcionar aos filhos condições de uma educação condigna, tanto no âmbito da escolaridade quanto da disciplina e respeito junto à sociedade da época.

Esta, portanto, a narrativa inicial dos primeiros passos alcançados pelo Patrono do Instituto de Pesquisa Olivar Monte (IPOM), cuja sequência será focalizada a seguir.


PERÍODO ESCOLAR

Alcançando o momento de frequentar os bancos escolares, os genitores não mediram esforços visando proporcionar melhores condições no tocante à educação dos filhos.

Assim sendo, coube a Olivar matricular-se no então Ginásio Santa Luzia (atual Colégio Diocesano Santa Luzia), em nossa cidade, mais precisamente no ano de 1929, onde passou a frequentar o ensino primário, com sua conclusão em 1933.

No início do ano seguinte transferiu-se para Recife-PE, onde foi residir a convite dos tios João Fernandes (cirurgião dentista) e Aldenora, onde matriculou-se no curso ginasial, frequentando o destacado estabelecimento educacional Ginásio do Recife, ali permanecendo até a sua conclusão, em 1937.

Retornando a sua residência em Mossoró-RN, foi orienta do a seguir com destino a Fortaleza-CE, inicialmente com a finalidade de desenvolver novas experiências na atividade comercial, bem como sequenciar os seus estudos complementares.

Após submeter-se a exames comprobatórios de conhecimento, matriculou-se na Escola Técnica de Contabilidade do Ceará, mais precisamente no início do ano letivo de 1938, tendo concluído o curso de Contador em dezembro de 1940.

Por indicação unânime da turma concluinte do citado curso, coube-lhe a tarefa de assumir a oratória na solenidade de colação de grau.

Ressalte-se que, à época, o título de Contador tinha reconhecimento como curso de nível diferenciado (graduação, nos dias atuais).

ATIVIDADES



PROFISSIONAIS

Após transferir sua residência para Fortaleza-CE, buscou a sua primeira experiência profissional integrando o quadro de funcionários da Casa Pio (sapataria tradicional, na capital alencariana), de propriedade do empresário Pio Rodrigues

Inicialmente na condição de aprendiz para, a seguir, destacar-se como vendedor de calçados e, por fim, alcançar a condição de gerente da referida empresa.

Prestou a sua colaboração no citado estabelecimento no período compreendido entre 01 de dezembro de 1937 a 28 de fevereiro de 1945, após o que matrimoniou-se com Maria Luiza Medeiros Lima, filha do Sr. Evaldo Augusto Medeiros e dona Júlia Braga de Medeiros, no dia 10 de Março de 1945, conforme Registro Civil da 2ª Zona de Fortaleza-CE - Certidão de Casamento Nº 100 - Fls. 57 verso - Livro 1. Como convidados a testemunhar o citado ato, José Ferreira Soares, Mauritânia Medeiros Soares e Júlio Landim

O motivo do retorno da residência em nossa cidade deveuse ao convite do genitor para integrar a empresa dirigida pelo mesmo, e que requeria, no momento, a presença ativa do filho

Em Mossoró-RN, fixou residência na Rua Dr. Almeida Castro, 264, próximo à casa dos pais, tendo consolidado o enlace matrimonial com o nascimento de Omariza (falecida minutos após ter vindo ao mundo) e, a seguir, Olismar.

No dia 03 de junho de 1948 concluiu a construção de sua residência própria, edificada na Rua Venceslau Brás, 40, local onde nasceu Maria de Fátima, última filha do casal. No citado endereço permaneceu até o dia 29 de janeiro de 1998, quando transferiu-se para o Oriente Eterno.

Sequenciando suas atividades profissionais, gerenciou o comércio do genitor no período de 01 de abril de 1945 ao final do ano de 1953, oportunidade em que recebeu convite para transferir-se para a Navegação Aérea Brasileira - N.A.B., escritório local, permanecendo de 1954 a março de 1956.

Com a chegada da PETROBRAS - Petróleo Brasileiro S/A a nossa cidade, passou a integrar seu quadro de funcionários na condição de administrador de campo, no período de 01 abril de 1956 a 28 de fevereiro de 1957.

Sequenciando, foi convidado a gerenciar a empresa Lima & Souza - Peças e Acessórios para veículos, onde permaneceu no período de 10 de março de 1957 a 03 de março de 1964 A seguir, optou por tornar-se precursor no polo ceramista local, com a instalação da Cerâmica São José, localizada no sítio Rincão, atividade exercida no período compreendido entre 19 de março de 1964 até meados 1969, oportunidade em que transferiu a citada empresa para um novo grupo que se instalou em nossa cidade.

Por fim, atuou na empresa familiar - Organização Comercial e Industrial Raimundo Nelson Ltda. - OCIRN (agropecuária e ramo salineiro), no período do compreendido entre os anos de 1970 a 1982.

ATUAÇÃO NA POLÍTICA

No período em que o Sr. Gerson Dumaresq exerceu o cargo de Prefeito do município de Mossoró-RN, 09 de agosto de 1947 a 31 de março de 1948, o Patrono do IPOM assumiu a função de Secretário de Serviços Públicos, tendo recebido ainda a incumbência de representar o citado Edil por ocasião da posse do Sr. Jerônimo Dix-sept Rosado Maia na condição de primeiro mandatário do nosso município.

Coube ao mesmo, exercendo o cargo de Presidente da Liga Desportiva Mossoroense - L.D.M., no citado período, após a liberação de verba específica, liberada pela edilidade, proceder à reforma do estádio da Limitada, edificado na Rua Benjamim Constant, atual sede do Serviço Social da Indústria - SESI, incluindo a construção de um lance de arquibancada coberta (em alvenaria), bem como a mureta divisória do campo de jogo

Em 1958 participou a instalação do diretório local do Partido Trabalhista Brasileiro - P.T.B., localizado nas imediações da Rua Dr. Mário Negócio com a Rua Treze de Maio, Centro.

Por ocasião da visita do então candidato à presidência da República Federativa do Brasil, Dr. João Goulart, a nossa cidade, integrou a comitiva de recepção à época, na condição de dirigente do citado partido político.

PRESENÇA NO ESPORTE

Por ocasião da sua permanência em nossa cidade, integrou a categoria de base do Humaytá Football Club, alviazulino de tantas glórias e tradição do esporte local.

Ao transferir sua residência para Fortaleza-Ce, tornou-se admirador do Fortaleza Esporte Clube, frequentando com assiduidade os jogos do tricolor do Pici, disputados no estádio Presidente Vargas, participando como sócio colaborador do Leão da terra de Iracema.

Após optar pelo retorno a nossa cidade, foi indicado e eleito presidente da Liga Desportiva Mossoroense - L.D.M., à época em que os jogos eram realizados no Estádio da Limitada (campo da Rua Benjamim Constant), tendo, na condição de Secretário de Serviços Públicos, da gestão do Sr. Gerson Dumaresq, consegui do a liberação de recursos, destinados à reforma da citada praça de esportes.

Ainda estando à frente da Mentora que dirige o nosso futebol, assinou a liberação de transferência do atleta José Mendonça dos Santos - DEQUINHA (melhor centro-médio do Clube de Resgatas do Flamengo-RJ em todos os tempos), que passou a atuar pelo ABC Futebol Clube de nossa capital.

Integrou a diretoria da Assossiação Cultural Esporte Clube Baraúnas por vários anos, a partir da primeira gestão do Dr. Luiz Escolástico Bezerra, no ano de 1973, constituindo-se num destacado colaborador do mais querido durante toda a sua existência.

HISTÓRICO MAÇÔNICO

O Patrono do IPOM atuou permanentemente como Obreiro da Maçonaria Universal, tendo sido iniciado na Loja Liberdade V - Grande Loja do Ceará - GLECE no dia 29 de abril de 1944, por proposição do integrante da citada Oficina Antônio Azim.

Com referência aos Graus Simbólicos, foi elevado a Companheiro no dia 18 de maio de 1944, e Mestre, em 12 de julho de 1944.

Tendo em vista o seu retorno a Mossoró-RN, no intuito de fixar residência definitiva, filiou-se à Loja Maçônica "24 de Junho" em 03 de dezembro de 1947, em cuja Oficina exerceu os seguintes cargos: Secretário: 1948/1949; Cobridor: 1949/1950 e 1950/1951; Primeiro Experto: 1951/1952 e 1953/1954; Orador 1955/1956; Mestre de Cerimônias: 1956/1957 e 1957/1958; Segundo Vigilante: 1958/1959 e, por fim, Venerável Mestre: 1959/1960.

No tocante as Corporações Filosóficas, galgou os seguintes Graus: Cavaleiro Rosa Cruz (Grau 18): 16 de maio de 1948; Cavaleiros Kadosch ou Cavaleiro da Águia Branca e Negra (Grau 30): 05 de dezembro de 1958; Grande Inspetor Inquisidor Comendador (Grau 31): 15 de dezembro de 1980; Sublime Príncipe do Real Segredo (Grau 32): 20 de dezembro de 1981 e concluindo, Grande Inspetor Geral da Ordem (Grau 33): 09 de junho de 1983.

Com referência a citada Corporação, exerceu na Loja CAPITULAR "24 de Junho" os seguintes cargos: Primeiro Grande Vigilante: 1950/1951; Segundo Grande Vigilante: 1952/1953, 1958/1959 e 1961/1962.

Por ocasião da fundação da Loja Maçônica "Jerônimo Rosado" Nº 1994 - GOB, no dia 27 de agosto de 1977, integrou o grupo de Obreiros responsáveis pelo feito, juntamente com Amâncio Dantas, Antônio Mariano Sobrinho, Cristóvão Gurgel da Frota, Eder Andrade de Medeiros, Fernando Victor de Melo, Geraldo Benevides de Paiva, Geraldo Gondim, José Augusto da Costa, José Fernandes de Souza, José Marcelino de Araújo, José Pereira de Souza, Nelson Jorge Pessoa Andriola, Nelson Lucas Pires, Paulo Lima Rocha e Sebastião Vasconcelos dos Santos.

Por indicação unânime, cedeu o seu nome à Loja do Arco Real "FRANCISCO OLIVAR DO MONTE LIMA", que funciona no Templo da Loja "Jerônimo Rosado".

Em virtude do agravamento da saúde, viu-se impossibilitado de permanecer atuando nas lides maçônicas, embora cultivasse os verdadeiros princípios instituídos 19 pela Sublime Ordem, durante toda a sua presença física entre nós.

Faleceu em 24 de dezembro de 2018

FONTE - IPOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FRANCISCO OLIVAR DO MONTE LIMA

  ERA SECRETÁRIO DO PREFEITO GERSON DUMARESQ E FOI PREFEITO POR UM DIA, FOI ELE QUE PASSOU O CARGO DE PREFEITO A JERÔNIMO DIX-SEPT ROSADO MA...